3 de abr. de 2010

Cartoon Network divulga sobre Kids experts!

A revista crescer  informou-nos que fizeram um estudo que envolveu usuários do site do canal entre 7 e 15 anos de idade e comprovou a capacidade deles em executar mais de uma atividade ao mesmo tempo. Esse hábito é reflexo do contato, cada vez mais cedo, com a TV, o computador, os games, o celular e a internet.Shutterstock
Assistir à televisão, falar com os amigos pelo MSN e mandar scraps pelo Orkut - tudo ao mesmo tempo. Essa cena parece familiar? Pois saiba que esse hábito caracteriza as crianças e adolescentes chamados de "multitarefa", ou seja, aqueles que utilizam mais de uma ferramenta e executam mais de uma atividade ao mesmo tempo.

Na nova edição da pesquisa Kid Experts, divulgada nesta terça (26), o Cartoon Network confirma a relação bastante próxima entre as crianças e a tecnologia. Realizado em maio de 2008 com quase 7 mil usuários do site do Cartoon Network, com idades entre 7 e 15 anos de idade, o estudo avaliou como se dá a evolução desses hábitos de acordo com a idade. Constatou-se que, conforme a criança cresce, sua capacidade multitarefa aumenta. Ou seja, mesmo que seu filho ainda não tenha muita proximidade com o computador ou os games, pouco a pouco ele vai se familiarizar e se tornar adepto de diferentes plataformas tecnológicas. A pesquisa, aliás, registra que esse contato acontece cada vez mais cedo: 77% das crianças entre 7 e 9 anos de idade entraram pela primeira vez em um site de comunidade online quando tinham entre 5 e 8 anos de idade, enquanto 8% tinha apenas entre 0 e 4 anos em seu primeiro contato com a internet.
Mesmo que esse comportamento se verifique entre as classes sociais mais altas, que têm acesso à TV paga e à banda larga, há uma tendência de que o hábito também atinja as classes sociais mais baixas. Com maior facilidade para comprar computadores e celulares, essas crianças também têm cada vez mais acesso a diferentes formas de tecnologia.

E a capacidade de absorver as informações? De acordo com Susy Camacho, psicóloga infantil, por nascer na era digital essas crianças não têm "medo" da tecnologia e aprendem a desenvolver múltiplos processos desde cedo. É como se elas desenvolvessem mais capacidades de cognição, o que as leva a conseguir prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo.

No entanto, mesmo que consigam apreender mais informações de uma só vez, de maneira inteligente, é preciso estar atento à profundidade desse entendimento. Portanto, o papel dos pais deve ser o de moderar esse acesso, para que não exista um exagero de exposição aos meios de comunicação. "A importância da presença dos pais não diminui. Se o filho precisa estudar para uma prova, por exemplo, vale chamar atenção dele e não deixar que ele veja televisão ao mesmo tempo", diz Renata Policicio, gerente de pesquisa da Turner Brasil, empresa responsável pelo desenvolvimento do estudo.

Entre os dados mais importantes da pesquisa destacam-se os seguintes:

-As meninas são mais multitarefa do que os meninos: 79% delas declararam fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, contra 70% deles;

-Os meninos usam a internet principalmente para entretenimento, enquanto as meninas, para comunicação;

-Crianças entre 6 e 8 anos usam a tecnologia de forma mais passiva, com foco no entretenimento e em atividades que não exijam a divisão da atenção. Isso se deve ao fato de que, nessa fase, as crianças ainda estão desenvolvendo sua coordenação motora fina;

-Entre 9 e 11 anos de idade, começa a haver uma interação maior, com busca também pela informação. Nessa fase, o celular também é incorporado e é quando se dá o pico de utilização dos videogames (principalmente pelos meninos);

-A partir dos 12 anos, a comunicação também passa a ser objetivo. Há domínio total das ferramentas e a música também passa a ser um dos focos de atenção;

-O primeiro aparelho com o qual as crianças têm contato é a TV, que permanece durante toda a infância. Logo depois, surgem o rádio e os aparelhos de MP3, seguidos pelo computador. Por último vem o celular, por volta de 9 ou 10 anos de idade. De acordo com a pesquisa, esse aparelho pode assumir, cada vez mais, um papel de integrador de todas as tecnologias;

-Mais de 70% das meninas pesquisadas usam programas de comunicação instantânea, sendo que 46% delas usam o MSN todos os dias e 22% passam de uma a duas horas conversando;

-As meninas também são maioria nas comunidades online, como Orkut, Facebook ou MySpace: 66%, com média de 80 contatos;

-23% das meninas têm blog, fotolog ou videoblog;

-75% dos meninos têm videogame, sendo que o Playstation é o favorito;

-65% dos meninos disseram já ter jogado games multiplayer online;

-1 em cada 5 crianças já postou algum vídeo no YouTube;

-2 em 5 crianças já trocaram com amigos conteúdo de mídia na web, seja música, vídeo ou fotos

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Voc�